Construção Energitérmica Sustentável (CES)
A Construção Energitérmica Sustentável (CES) é um sistema construtivo industrializado, no qual a estrutura das edificações são compostas por perfis leves de madeira (wood frame) ou de aço (steel frame) e placas estruturais OSB. A placa estrutural OSB é responsável pelo contraventamento da estrutura e apresenta alta resistência físico-mecânica, já que é composta por tiras de madeira orientadas em três camadas perpendiculares. Esse sistema permite a construção de prédios residenciais e comerciais de até cinco pavimentos.
Custo
Por se tratar de um sistema construtivo industrializado, pode ter uma redução de até 30% no custo e redução de até 60% do tempo em relação a processos convencionais. Além disso, há uma maior racionalização da mão-de-obra e de materiais, maior produtividade e menor custo de fundação por ser uma construção leve e com sistema de distribuição de cargas uniforme.
Sustentabilidade
Uma construção CES é uma obra seca e limpa. Gera menos resíduos - menos de 1% -, e baixa emissão de CO2 - cerca de cinco vezes menos do que construções convencionais. Há ainda uma redução do consumo de energia durante a obra e também após o imóvel pronto, pois os materiais utilizados garantem melhor qualidade térmica e acústica.
Os produtos fabricados pela LP Brasil empregados nas construções CES são produzidos a partir de matéria-prima proveniente de florestas renováveis, áreas que respeitam o manejo sustentável.
Rapidez
Em comparação a processos convencionais, o prazo de execução da obra pode ser reduzido em até 60%. Uma casa com
Tradição
As Construções Energitérmicas Sustentáveis representam 90% dos imóveis construídos nos Estados Unidos e no Canadá. No Chile, 35% das construções usam esse modelo.
Conforto
Um imóvel construído com a tecnologia CES garante maior conforto térmico e acústico devido às propriedades físicas das placas de OSB e todos os outros produtos empregados nesse modelo construtivo como o isolante térmico que pode ser disposto no interior das paredes. Além disso, por sua estrutura ser mais esbelta é possível o ganho em média de 4% a mais de área útil, o que se reflete em mais espaço interno.
Segurança
Por se tratar de um sistema construtivo seco e limpo, há uma maior segurança no canteiro de obra, já que o ambiente pode ser mais bem organizado.
(texto tirado de folha informativa da LP Brasil)